segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Por quem os sinos dobram e os porcos anseiam.





Antes de mais nada, ciente dos desníveis culturais dos meus amigos (e isso é uma análise sem preconceito) quero explicitar que o título e sua associação entre porcos e pessoas é puramente cartesiana, ok?


Tentarei se direto. Observando pessoas e seus pontos de vista e seus posicionamentos quanto aos objetivos em termos de votação, venceu a necessidade de sobrevivência, o instinto básico. Venceu a pirâmide de Maslow.



Não vou explicar a pirâmide, pois é assunto básico e detalhar as partes dela quando estão explicitadas no desenho é uma desnecessidade óbvia e ululante. A ideia deste texto é mostramos o que esquecemos de ver ou o que decidimos ignorar.
Os motivos de não levarmos em conta um dado tão básico é mais um dos desdobramentos que nosso pensamento individual fatalmente nos levará.


O brasileiro se posicionou na base da pirâmide, que versa sobre sobreviver, manter seus benefícios, sua segurança no trabalho e assim o sustento da família está garantido.

Então é isso. Instinto básico, alimento, abrigo, sexo, comida, água, suco, cerveja, samba e churrasco. E casa própria. Mesmo que seja o barraco. 

E a manutenção estável destas necessidades básicas, independente de esforço individual, pode ser chamada de parasitismo social, mas é uma força que deve ser respeitada, principalmente quando muitos aqui almejam estabilidade no emprego através de concurso público, que sabidamente, retém os melhores.


Mas, como disse um dia à minha consorte, pobre precisa de um lugar para chamar de seu.





 Podem extrapolar de forma maldosa, falando de bolsas seguras, e para tanto, eternas, e Pl´s petroleiras no final do ano, mas este instinto é básico e, se lermos meu queixume expresso no texto abaixo, digamos que a moral é algo para se pensar beeemm depois, né?


“Dói em mim, como homem, ver pais de família abrindo mão de valores cristãos, moral e família para protegerem seu modo de sustento, dando razão à pessoas que são a favor da destruição da familia, a favor do aborto, a favor de uma ideologia que carrega o sangue de muitos dos nossos irmãos assassinados.
Me machuca muito ver homens de bem abrirem mão de seus valores para gente que em breve irá tirar-lhes o que lhes é mais sagrado. 
E que já lhes arrancou a hombridade.”


"_Deus tem muitos inimigos". .
"É. E está cada vez mais difícil ser amigo dEle"


(Diálogo inicial do filme "Caça às bruxas"- muito apropriado ao momento que virá)



Os lugares mais quentes do Inferno são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise moral.
Dante Alighieri


Precisamos entender para não ficarmos cientificamente deslocados e eu sei que pra quem pensa cartesianamente, não entender o fenômeno é bem pior que uma perda de orgasmo. Talvez por estarmos em outro nível de pirâmide.



Ou por acharmos que estamos em outro nível...

Talvez apenas ansiemos por outros baldes, mais sofisticados.





Nenhum comentário: