quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O exemplo de Israel


Leia, é uma boa oportunidade para aprender

Edivaldo M. Boaventura
Educador, escritor, presidente da Academia de letras da Bahia
edivaldo@grupoatarde.com.br

Chegando de um seminário sobre Israel. e o Oriente Próximo, na Universidade Hebraica de Jerusalém desejo compartilhar as impactantes impressões da visita a um país moderno, democrático, com notável desenvolvimento cientifico e tecnológico e muita determinação política.

Israel afirma-se pelo seu passado bíblico, de Abrahão a Ben Gurion já lá vão alguns século de existência como nação. Nação que se formou ao longo do tempo com patriarcas,juízes, Reis, destaque-se o rei David, que fixou a capital em Jerusalém.
Sofreu o cativeiro de assírios e babilônios e a dominação romana, bizantina, árabe, dos cruzados, dos otomanos, por fim, esteve sob mandato britânico. Com a volta do povo Judeu a terra de Israel, foi proclamado o Estado, em 1948. Começaram, então, as lutas pela afirmação da independência com guerras e depois com tratados de paz.

O reconhecimento dos direitos históricos do povo judeu, pela ONU, há 60 anos, confirmou a sua tradição de cultura máxima da música, a inclinação para a ciência e a tolerância religiosa pela convivência com diferentes crenças e povos, com os drusos, por exemplo.

A bíblica nação retomou ao seu território e tornou-se um Estado soberano e progressista. país moderno que assegura uma politica de bem-estar social, com infraestrutura de serviços básicos e sobretudo com segurança.


Anda-se livremente de dia e de noite sem receio de assalto, tanto na high tech Cidade de Tel-Aviv como na antiga, bela e harmônica Jerusalém, especialmente no convidativo bairro árabe e no mercado judeu.
Em nenhuma parte me senti temeroso. A modernidade iguala efetivamente os gêneros com as mulheres fazendo o serviço militar e gozando de uma real e visível equiparação.

O pais moderno, ladeado por uma sociedade tradicional, encontra-se em uma encruzilhada de três continentes. Vendo-se o mapa, percebe-se logo a confluência da Europa, Ásia e da África, sim, com a turistica cidade de Eilat no Mar Vermelho.
Com os palestino surgem os desafios para a paz.
Como resolvê-Ias? Há possibilidades e oportunidades de encaminhamentos na Cisjordânia (West Bank). Com a Faixa de Gaza a situação continua muito tensa, Não obstante a segurança, os foguetes lançados a1cancam a cidade de Sderot. Crianças e adultos foram atingidos e mortos pelos Kassams e por outros mísseis. O governo israelense constrói abrigos nos pontos de ônibus, nos colégios, nos edifícios de apartamentos e nas casas.

O Estado de Israel constituiu-se um praticante da democracia desde a declaração de independência. Uma democracia parlamentar tem à frente o Knesset, o parlamento israelense de uma só câmara, com 120 deputados, que retirou nome e número da assembleia convocada por Esdras e Nehemias, no século V A.C.

Orna-lhe o saguão o extraordinário painel do pintor judeu-russo Marc Chagall a uma evocação ao profeta Isaías.
Pela democracia israelense se compreende o respeito e o acatamento às diversas culturas e religiões: árabes muçulmanos; beduínos, que constituem aproximadamente 10% da população muçulmana; árabes cristãos; drusos, comunidade muçulmana separada religiosa e culturalmente,
Em Jerusalém, há inúmeras denominações religiosas, como os judeus messiânicos, armênios, primeiro povo que aceitou o Cristianismo cristãos católicos e outros.

Tudo isso conduz, finalmente, ao singular desempenho cientifico israelense. Desde o começo, houve vontade de transformar a terra árida e infestada de doenças com da pesquisa científica e tecnológica
A investigação agrícola, que remonta do século XIX, é um sucesso com e outras técnicas. A pesquisa e especificamente em saúde alcançou a mais alta qualificação. As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, (P&D) são realizadas pelas sete universidades por institutos, empresas civis e militares, nos setores prioritários das ciências naturais, engenharia, agricultura e medicina, O primeiro chip para computador foi desenvolvido pelo Dr. Dov Frohman, da equipe da InteI, nos anos 70. Israel é líder mundial em fibras óticas e na energia solar.
Os produtos derivados de P&D constituem mais da metade da pauta de exportações industriais.

Nenhum comentário: