segunda-feira, 12 de novembro de 2018

A mesa da Agulha (uma nota)



Vai chegar um dia, meu filho, em que vais ver pessoas  que  andavam perto ou conhecias e convivias, que irão, lentamente se afastando de você.

 Hoje ao vir trabalhar, senti, ao chegar que o clima estava ruim, pessoas em silêncio e uma destas pessoas a quem me referi acima, sorrindo distante para mim. Aí notei que iria perder mais alguém de meu convívio. Aquela pessoa.

 O mais terrível é que você nada poderá fazer para evitar o afastamento.

Essa pessoa vai se afastar de você, e de tudo que representa a vida com o tempo.Ela não conseguirá mais dizer não aos pedidos da agulha.  Ela vai se afastar de seus amigos e colegas e conhecidos. Vai se afastar do seu trabalho, mesmo que a fome venha e ela não possa se sustentar. Estas pessoas não conseguem dizer não às demandas da agulha. Apenas obedecem

A agulha comanda.  Seu desejo é ordem.

Dokudami. É assim que são conhecidos no Japão. Os envenenados.

 Dói vê-los partir com aquele sorriso ausente de sentimento, sem mágoa, sem desespero e sem constrangimento.

 Estou perdendo mais um hoje. Sei que isso vai se repetir mais vezes. Pensei em você e em sua irmã, pois sei que as coisas vão ficar mais complicadas daqui pra frente e que seus amigos possuem ouvidos atentos à voz da agulha. Eles já te demonstram isso.

São ociosos e ganham tudo o querem, para que não incomodem o egoísmo paterno, que julga suficiente dar em vez de estar junto deles.

Mesmo assim, são vítimas. Inegável fato.

Isso os revolta por dentro. Com o tempo, a revolta sai de dentro e deixa seus hálitos com um gosto metálico e um odor fácil de reconhecer.

 Não foram ensinados a suportar mínimas frustrações e isso fermenta com o tempo em desilusão e despreparo, nunca em aprendizado.

A agulha mente. Mas eles possuem pouco a perder ou julgam possuírem pouco e resolvem arriscar. E perdem tudo o que julgaram não ter.

Você tem seu pai e sua mãe, sua irmã. Não somos perfeitos, mas tentamos fazer o melhor para que você se sinta bem vindo e amado. Nunca dê ouvidos á agulha. Ela vai querer você.

 Acredite, para ela seria um grande prêmio ter a sua cabeça sobre a mesa. E depois, na sala de troféus.

 E eu não suportaria ver aquele sorriso vazio em seu rosto, me dando adeus, sem ao menos, realmente se importar.

Nenhum comentário: