Uma seleção de fatos que fazem com que este mundo inteiro não caiba num simples blog...ou na minha cabeça. ... mas até que aqui cabe ainda bastante coisa...mais que na minha cabeça.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
O exemplo de Israel
Leia, é uma boa oportunidade para aprender
Edivaldo M. Boaventura
Educador, escritor, presidente da Academia de letras da Bahia
edivaldo@grupoatarde.com.br
Chegando de um seminário sobre Israel. e o Oriente Próximo, na Universidade Hebraica de Jerusalém desejo compartilhar as impactantes impressões da visita a um país moderno, democrático, com notável desenvolvimento cientifico e tecnológico e muita determinação política.
Israel afirma-se pelo seu passado bíblico, de Abrahão a Ben Gurion já lá vão alguns século de existência como nação. Nação que se formou ao longo do tempo com patriarcas,juízes, Reis, destaque-se o rei David, que fixou a capital em Jerusalém.
Sofreu o cativeiro de assírios e babilônios e a dominação romana, bizantina, árabe, dos cruzados, dos otomanos, por fim, esteve sob mandato britânico. Com a volta do povo Judeu a terra de Israel, foi proclamado o Estado, em 1948. Começaram, então, as lutas pela afirmação da independência com guerras e depois com tratados de paz.
O reconhecimento dos direitos históricos do povo judeu, pela ONU, há 60 anos, confirmou a sua tradição de cultura máxima da música, a inclinação para a ciência e a tolerância religiosa pela convivência com diferentes crenças e povos, com os drusos, por exemplo.
A bíblica nação retomou ao seu território e tornou-se um Estado soberano e progressista. país moderno que assegura uma politica de bem-estar social, com infraestrutura de serviços básicos e sobretudo com segurança.
Anda-se livremente de dia e de noite sem receio de assalto, tanto na high tech Cidade de Tel-Aviv como na antiga, bela e harmônica Jerusalém, especialmente no convidativo bairro árabe e no mercado judeu.
Em nenhuma parte me senti temeroso. A modernidade iguala efetivamente os gêneros com as mulheres fazendo o serviço militar e gozando de uma real e visível equiparação.
O pais moderno, ladeado por uma sociedade tradicional, encontra-se em uma encruzilhada de três continentes. Vendo-se o mapa, percebe-se logo a confluência da Europa, Ásia e da África, sim, com a turistica cidade de Eilat no Mar Vermelho.
Com os palestino surgem os desafios para a paz.
Como resolvê-Ias? Há possibilidades e oportunidades de encaminhamentos na Cisjordânia (West Bank). Com a Faixa de Gaza a situação continua muito tensa, Não obstante a segurança, os foguetes lançados a1cancam a cidade de Sderot. Crianças e adultos foram atingidos e mortos pelos Kassams e por outros mísseis. O governo israelense constrói abrigos nos pontos de ônibus, nos colégios, nos edifícios de apartamentos e nas casas.
O Estado de Israel constituiu-se um praticante da democracia desde a declaração de independência. Uma democracia parlamentar tem à frente o Knesset, o parlamento israelense de uma só câmara, com 120 deputados, que retirou nome e número da assembleia convocada por Esdras e Nehemias, no século V A.C.
Orna-lhe o saguão o extraordinário painel do pintor judeu-russo Marc Chagall a uma evocação ao profeta Isaías.
Pela democracia israelense se compreende o respeito e o acatamento às diversas culturas e religiões: árabes muçulmanos; beduínos, que constituem aproximadamente 10% da população muçulmana; árabes cristãos; drusos, comunidade muçulmana separada religiosa e culturalmente,
Em Jerusalém, há inúmeras denominações religiosas, como os judeus messiânicos, armênios, primeiro povo que aceitou o Cristianismo cristãos católicos e outros.
Tudo isso conduz, finalmente, ao singular desempenho cientifico israelense. Desde o começo, houve vontade de transformar a terra árida e infestada de doenças com da pesquisa científica e tecnológica
A investigação agrícola, que remonta do século XIX, é um sucesso com e outras técnicas. A pesquisa e especificamente em saúde alcançou a mais alta qualificação. As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, (P&D) são realizadas pelas sete universidades por institutos, empresas civis e militares, nos setores prioritários das ciências naturais, engenharia, agricultura e medicina, O primeiro chip para computador foi desenvolvido pelo Dr. Dov Frohman, da equipe da InteI, nos anos 70. Israel é líder mundial em fibras óticas e na energia solar.
Os produtos derivados de P&D constituem mais da metade da pauta de exportações industriais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário